Cúrcuma longa: de tempero à remédio
Felipe Duarte, outubro 14, 2022
SAÚDE, ANTIOXIDANTE, CÚRCUMA, AÇAFRÃO, CÚRCUMALONGA, BENEFÍCIOS, BEMESTAR
Cúrcuma longa: de tempero a remédio num piscar de olhos!
É bem comum encontrar algumas ervas ou plantas que de acordo com o uso recebam nomes diferentes. É o caso da canela, por exemplo. Ao ser usada para chás ou processos de infusão recebe o nome de Erva-Java enquanto que para receitas ou preparo de outros alimentos é consumida como canela em pau.
Esse é o mesmo caso da cúrcuma que ao ser usada para dar cor e sabor aos alimentos é encontrada como açafrão ou curry, dependendo da região onde está sendo utilizada.
Deixando um pouco de lado seu uso na gastronomia e levando em conta seus benefícios fitoterápicos, você já ouviu falar da vasta quantidade de coisas em que ele auxilia? Se não, se prepare que após esse artigo com certeza você pensará em incluí-lo em sua rotina.
O que é?
A cúrcuma, açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico é uma espécie de raiz com propriedades medicinais. Normalmente é usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes especialmente na Índia e países do oriente.
Além de ter um grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.
Benefícios:
As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:
-
Melhorar a digestão;
-
Ajudar na perda de peso;
-
Combater resfriados e gripes;
-
Evitar crises de asma;
-
Desintoxicar e tratar problemas de fígado;
-
Regular a flora intestinal;
-
Regular colesterol;
-
Estimular o sistema imune;
-
Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;
-
Melhorar a resposta anti-inflamatória natural.
Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada como tônico cerebral, pois ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e até contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.
Como utilizar e aplicações medicinais:
O princípio ativo responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina, que inclusive vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, porque tem apresentado ótimos resultados nos estudos científicos. Os métodos mais comuns são:
Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições.
Cápsulas de cúrcuma: geralmente a dosagem recomendada é de 1 cápsulas de 500 mg duas vezes ao dia, totalizando 1 g por dia, no entanto, a dosagem pode variar de acordo com o problema a tratar.
Seus benefícios são sentidos de maneira crônica com a ingestão de concentrações ideais da substância.
Dessa forma as cápsulas com o extrato seco e concentrado são excelentes para suplementar o necessário dele ao longo do dia sem precisar ingerir uma quantidade absurda de chás ou mastigar raízes.
Incrível como uma planta tão pequena pode ter tanto efeito positivo não é mesmo?
Considerações finais:
Se você chegou até aqui deve ter aprendido bastante sobre a cúrcuma e seus benefícios. Se está disposto a ir para o próximo passo e por em prática o que acabou de ler, te convidamos para conhecer nossa linha de manipulados e construir conosco uma vida mais saudável.
Se ficou alguma dúvida siga nossas redes sociais ou entre em contato. Será um prazer te ajudar nessa jornada!
Link: https://www.instagram.com/p/Cjqw__ztXGh/
/https://pedidopago-v2-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/01EPC7Q4P0RXS2S67NW4Z3XVJK/logo_header5029189518260524941.png)
:quality(80)/https://pedidopago-v2-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/store/01EPC7Q4P0RXS2S67NW4Z3XVJK/posts/222/media_1637690398_5861754636317271581.png)