Vitamina D: Entenda seus benefícios

Felipe Duarte, novembro 17, 2022

SAÚDE, BEMESTAR, VERÃO, PRAIA, SOL, VITAMINAD, VITAMINAS, CALOR, MAR, ALIMENTOS, ALIMENTOSAUDÁVEIS, OSSOS, DENTES

A vitamina D está presente em várias reações metabólicas do nosso corpo. É um hormônio que regula a concentração de cálcio e fósforo, o que fortalece nossos ossos e dentes. Além de também melhorar o sistema imunológico e ajudar na prevenção de doenças crônicas, como diabetes ou pressão alta.

 

Ela se apresenta nas formas de D2 e D3, sendo essa última (colecalciferol) ativada em nosso organismo através da exposição à luz solar. Também pode ser obtida no consumo de alimentos de origem animal, como peixes e leite. Enquanto isso, sua forma D2 (ergocalciferol) está presente em suplementos, alimentos fortificados e alguns vegetais e fungos.

 

A partir daqui já podemos concluir que o consumo de alimentos, suplementos e uma exposição saudável e regular ao sol diariamente são os maiores catalisadores para que a vitamina D possa existir e atuar corretamente dentro do nosso organismo.

 

Continue a leitura e veja detalhadamente como encontrar as fontes adequadas e como aproveitar desse verão para obter esses benefícios sem agredir a pele.



Para que serve a vitamina D?

As principais funções da vitamina D incluem:

 

  1. Fortalecimento de ossos e dentes: pois aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino e facilita a entrada desses minerais nos ossos, que são essenciais para a sua formação;

 

  1. Melhora do sistema imunológico: prevenindo o surgimento de gripes e resfriados;Redução da inflamação do organismo, ajudando na prevenção e combate de doenças autoimunes, como psoríase, artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e lúpus; Melhora da saúde cardiovascular, prevenindo o surgimento da pressão alta, infarto, derrame e aterosclerose;

  2. Prevenção da diabetes: porque atua na manutenção da saúde do pâncreas, que é órgão responsável pela produção de insulina, o hormônio que regula os níveis de glicose no sangue;

  3. Fortalecimento muscular: já que a vitamina D participa do processo de formação dos músculos e promove a força muscular, prevenindo as quedas entre os idosos.

 

Além disso, a vitamina D participa da produção de queratinócitos, que são as células responsáveis por manter a hidratação e maciez da pele.



Principais fontes de Vitamina D:

A produção de Vitamina D ocorre na pele a partir da exposição aos raios UV. Essa, portanto, é a principal fonte ao qual temos acesso. Por isso, é indicado que as pessoas de pele clara tomem sol pelo menos 15 minutos por dia, enquanto que as pessoas com a pele mais escura devem permanecer pelo menos 30 minutos expostas à luz solar.

 

O ideal é que a exposição aconteça diariamente, com os braços e pernas expostos e que seja até às 10h ou após às 15h, sem uso de protetor solar. No entanto, se a exposição ao sol acontecer entre 10 e 16 horas, o uso do protetor solar é recomendado. Entenda melhor como tomar sol para produzir a vitamina D.

 

Além da exposição ao sol, a vitamina D também pode ser obtida através de alguns alimentos, sendo os principais:

 

- Óleo de fígado de peixes;

- Salmão;

- Frutos do mar;

- Manteiga;

- Gema de ovo;

- Leite e derivados.

 

É importante que o consumo desses alimentos faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada, orientada pelo nutricionista, e que complemente à exposição diária ao sol.



Quando tomar suplemento de vitamina D?

 

Os suplementos de vitamina D devem ser usados quando os níveis desta vitamina no sangue estão abaixo do normal, o que pode acontecer quando a pessoa tem pouca exposição ao sol ou quando a pessoa possui alterações no processo de absorção de gordura, como pode acontecer em pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, por exemplo.

 

Recomenda-se uma ingestão diária para adultos de ao menos 2.000UI de modo preventivo, entendendo que esse pequeno superávit já consiga suprir uma possível deficiência da alimentação ou essa deficiência na absorção.

 

Geralmente, os suplementos de vitamina D são acompanhados por outro mineral, o cálcio, já que a vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio no organismo, tratando um conjunto de alterações no metabolismo ósseo, como a osteoporose.

 

Estes suplementos devem ser usados sob orientação de um profissional, podendo ser recomendado pelo médico ou pelo nutricionista em cápsulas ou em gotas.



Agora é só aproveitar o verão!

 

Depois de saber de todas essas dicas agora é só desfrutar das melhores coisas que o verão pode te proporcionar. Lembrando sempre que a prática de atividades ao ar livre, caminhadas, pedaladas, exercícios físicos, prática de esportes, tudo isso são percursores de um estilo de vida ativo e saudável.

 

É esse movimento aliado a uma boa alimentação que irá proporcionar uma longevidade e uma qualidade de vida acima da média, além de momentos incríveis ao lado de quem ama (quando feitos em companhia).