Protetor Solar: Aproveite o verão com segurança

Felipe Duarte, novembro 11, 2022

SAÚDE, VERÃO, PRAIA, SOL, PROTETOR SOLAR, PELE, CUIDADO, UVA, UVB, FPS

Para muitos o verão é a estação preferida do ano. Não só pelo calor que justifica várias atividades ao ar livre com direito a praia e piscina, mas também, pela oportunidade de poder expor todo o trabalho com dieta e musculação feito durante o ano.

Junto a essa época muito se fala sobre proteção solar e os cuidados essenciais com a pele. Para tirar algumas dúvidas e até ajudar com essa questão, preparamos um texto que vai te explicar qual o fator ideal de proteção para seu tipo de pele, como aplicar corretamente e ainda sugerir alimentos que potencializam seu bronzeado por mais tempo e beneficiam seu organismo.

 

Qual protetor escolher:

O fator de proteção solar deve ser, preferencialmente, de 50, porém, as pessoas mais morenas podem usar um índice menor, já que a pele mais escura confere uma proteção maior relativamente à aquelas com peles mais claras.

 

Fator de proteção solar: FPS 50

Tipo de pele: Adultos com peles claras e sensíveis / Crianças

Descrição do tipo de pele: Tem sardas no rosto, a pele queima-se muito facilmente e nunca fica bronzeada, ficando avermelhada.

 

Fator de proteção solar: FPS 30

Tipo de pele: Adultos com peles morenas

Descrição do tipo de pele: A pele é morena clara, o cabelo castanho escuro ou preto que, por vezes, se queima, porém, também se bronzeia.

 

Uma coisa que deve ser observada na embalagem do produto é sua proteção contra raios ultravioleta tipo A e tipo B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, enquanto a proteção UVA garante proteção contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

 

Além disso, como forma complementar, existem também as luzes que não são solares, mas que também causam impacto na pele, as famosas luzes visíveis e as emitidas pelas telas de aparelhos eletrônicos. Alguns protetores possuem esse recurso e seu uso crônico retarda o envelhecimento da pele e garante uma ação reparadora em manchas sardas e linhas de expressão acentuadas.

 

Como aplicar o protetor solar corretamente:

Para usar o protetor solar deve-se ter alguns cuidados, como aplicar o produto até mesmo nos dias nublados e menos quentes, sendo importante:

 

  • Passar o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 15 minutos antes da exposição solar;

  • Repassar o protetor solar a cada 2 horas;

  • Escolher um protetor solar específico para a cor da pele;

  • Usar também protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto;

  • Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também os pés e as orelhas;

  • Evitar ficar muito tempo diretamente exposto ao sol e no horário de mais calor.

 

Antes de utilizar pela primeira vez um protetor solar, deve-se fazer um pequeno teste, para saber se o corpo faz alergia ao produto. Para isso, pode-se passar uma pequena quantidade atrás da orelha, deixando atuar por cerca de 12 horas, para ver se a pele reage ao produto. Caso não ocorra nenhuma reação, significa que pode ser aplicado em todo o corpo.

 

Se possui alguma tatuagem pelo corpo ou rosto, deverá ter um cuidado extra. Essas regiões por serem marcadas com pigmento tendem a ser mais sensíveis e suscetíveis aos efeitos dos raios de sol. Por isso é bem comum ver tatuagens borradas ou com a região escurecida/avermelhada pela falta de hidratação e cuidado. Lembrando que, se fez alguma tatuagem recente, aguarde a cicatrização bem longe do sol.

 

Alimentos que protegem a pele:

Os alimentos que ajudam a proteger a pele são aqueles ricos em carotenoides, pois estimulam a produção de melanina, substância que dá cor à pele e fornece proteção contra os raios solares. Além de ajudar a pele, os carotenoides são antioxidantes que também fortalecem o sistema imunológico e previnem doenças como o câncer.

Os principais alimentos ricos em carotenoides são: acerola, manga, melão, tomate, molho de tomate, goiaba, abóbora, couve e mamão. Esses alimentos devem ser ingeridos diariamente para prolongar o bronzeado e proteger a pele.

 

Dica final:

Para encerrar nosso artigo sugerimos que conheça nossos protetores Vita Block. Uma linha especialmente feita para atender todas suas necessidades e te deixar ainda mais linda e empoderada. Sem contar a vitamina D né, essencial para nossa saúde e estimulada principalmente pelos raios do sol.

 

Além disso lembre-se, os melhores horários para desfrutar do sol sem correr riscos é antes das 10:00 e a partir das 16:00. São esses os momentos do dia em que o sol está longe dos seus horários de pico e perfeito para garantir aquele bronze.