Para emagrecer não precisa de sofrimento
Felipe Duarte, fevereiro 23, 2023
Falar de emagrecimento é falar sobre a metade do Brasil que está obesa segundo dados do IBGE. Ou seja, a obesidade e o sobrepeso constituem um problema que atinge boa parte do país. Uma pesquisa rápida na internet e você encontra todo tipo de informação sobre esse tema. Todos os dias novos métodos, remédios e estratégias são lançadas no mercado apenas com o intuito de vender algum milagre ou técnica revolucionária para perder peso.
Se por acaso você é uma dessas pessoas que iniciou algum processo de emagrecimento ou tentou várias vezes e não obteve bons resultados, apenas sofreu e não viu mudanças significativas no corpo, esse texto é para você.
Colocamos 5 das principais causas do porque as dietas ou tratamentos de reeducação alimentar não darem certo. Montamos esse artigo com base nos relatos que ouvimos de nossos clientes sobre suas principais dificuldades. Tanto pessoas que chegam até nós com suas receitas para manipulação, quanto clientes que procuram nossos produtos a pronta entrega com o objetivo de emagrecer. Ou seja, é uma informação única que você só encontrará em nosso site.
5 motivos de você não perder peso adequadamente:
1 – Apostar em indicações e dietas de amigos e parentes:
Mesmo sendo com o intuito de ajudar, nem sempre convém escutar todo o tipo de conselho que chega até seus ouvidos. Muitas vezes as pessoas próximas experimentam dietas, remédios ou métodos de treinamento muito radicais e tentam indicar isso para você como forma de conselho sobre um caminho que para ela deu certo.
Geralmente são coisas retiradas da internet e que não tem comprovação científica alguma, ou que estão ali com o pretexto de “se funcionou para mim, serve para você também”.
Coisas como:
- Beber 5 litros de chá por dia
- Ficar em jejum por mais de 12 horas
- Comer somente de 6 em 6 horas
- A noite comer apenas salada e água
- Treinar 3 vezes ao dia
Esses são alguns dos exemplos que ouvimos no ambiente de trabalho e que com certeza, não fazem parte de uma rotina de alimentação e treino saudável. Fazer essas manobras radicais, além de mudar toda sua rotina de forma brusca, te força adotar condutas tão bizarras que não é preciso ser profissional da saúde para perceber que algo está errado. Portanto, cuidado com as dicas que recebe, filtre as informações e em caso de dúvida procure ajuda profissional.
2 – Não fazer um processo de desmame:
Chega a ser ingenuidade imaginar que uma rotina de sedentarismo e má alimentação conquistada por anos mude da água pro vinho em questão de semanas. Hábitos cultivados ao longo da vida precisam de tempo e paciência para serem mudados.
-
Ingerir ovos, aveia e iogurte ao invés do pão com salsicha pela manhã;
-
Sair de casa e levar a garrafinha de água;
-
Fazer ao menos uma caminhada todos os dias;
-
Montar um lanche saudável antes de sair de casa para não comer as frituras do intervalo de trabalho;
Esses são alguns exemplos de novos hábitos que aos poucos vão sendo implementados no dia a dia e vão compondo um estilo de vida mais saudável. Fazer esse desmame é fundamental para que haja adesão em qualquer que seja o processo.
Um exemplo prático: Se você come meia barra de chocolate todos os dias, que tal optar por 3 quadrados igualmente todos os dias? Depois, 4 vezes na semana, até que você tenha o autocontrole de comer somente 1 quadrado na sobremesa do almoço apenas nos fins de semana. Viu como desse jeito parece bem menos doloroso? Essa é a ideia.
3 – Esperar somente dos medicamentos:
A base de todo processo de emagrecimento é: dieta, treino e descanso. Esses pilares são inegociáveis e sem eles nada acontece. Tudo o que for colocado como forma de suplementação é pra justamente potencializar esses 3 pilares, fazer com que haja melhor desempenho em qualquer um deles.
Medicamentos sozinhos não vão entregar o resultado que você deseja. Caso o façam será ao custo de sua saúde.
4 – Colocar tudo na conta da dieta:
A única forma de emagrecer é estando em déficit calórico. Basicamente você precisa gastar mas do que consome. Ter essa diferença no começo só com a dieta é bem complicado.
Um treino eficiente, mesmo que seja para um iniciante gasta em média de 300 a 500 kcal, o que já ajuda e muito a ter essa queima diária necessária. Além de que, o tônus muscular só é conquistado através do treinamento. Emagrecer sem se exercitar só vai te deixar flácida e em alguns casos com muita sobra pele.
Combinar a musculação com alguma atividade aeróbica moderada como dança, esteira, bicicleta forma um combo perfeito em que você cuida da sua resistência e força muscular, ao mesmo tempo em que o sistema cardiorrespiratório também é beneficiado.
5 – Desistir antes das 3 primeiras semanas:
Alguns estudos comprovam que o período das 3 primeiras semanas para se adotar um novo estilo de vida são os mais difíceis. Superar essa barreira é complicada porque:
- Você sente muitas dores das atividades físicas justamente pela falta de intimidade com o exercício;
- Não ver resultados sólidos ou de acordo com suas expectativas;
- Seu cérebro não interpreta que o que você faz gera recompensa;
- Seu corpo o tempo todo te dá estímulos para parar;
- Sua tolerância a dor ainda é bem reduzida;
Lembre-se que o melhor ainda está por vir. Ter a resiliência de trabalhar mesmo sem ter a recompensa de imediato é sinal de evolução e amadurecimento. Caso precise, acompanhe pessoas que também estão passando pelo mesmo processo que você. Ter uma rede de apoio é fundamental para que tudo fique mais prazeroso.
Considerações finais:
Que tal começar hoje mesmo essas mudanças. Uma dieta limpa, porém, com alimentos da “diversão” nos momentos certos pode e vai te ajudar a manter um estilo de vida saudável sem abrir mão de pequenos prazeres que trazem mais sabor a vida.
Encerramos o texto com a mesma frase do título: “Para emagrecer não precisa de sofrimento”. Há prazer e diversão durante o processo. A jornada vale sim a pena e desfrutá-la até o momento do resultado é o que torna tudo especial.
/https://pedidopago-v2-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/01EPC7Q4P0RXS2S67NW4Z3XVJK/logo_header5029189518260524941.png)