Os 5 maiores erros de quem tenta emagrecer
Felipe Duarte, janeiro 9, 2023
EMAGRECIMENTO, SAÚDE, DIETA, EMAGRECER, VITAPHARMA, ERROS, FOCO
Emagrecer é o objetivo de boa parte da população mundial. Só no Brasil um levantamento feito pela empresa WW e Instituto Kantar, feito no início de 2022 mostra que 45% das pessoas percebem que precisam controlar o peso e 57% acham que emagrecer traz a sensação de liberdade.
O que não te falam é que emagrecer sem planejamento pode ser pior do que se imagina. Se você mantém hábitos não-saudáveis e faz isso por muitos anos, começar algo radical já de primeira pode ter mais sequelas do que benefícios.
Colocamos uma lista com 5 erros mais comuns que atrapalham e muito seu emagrecimento, são eles:
1 – Não comer;
2 – Não pesar os alimentos;
3 – Beliscar fora de hora;
4 – Fazer dietas muito restritivas;
5 – Depender apenas de medicamentos.
Com certeza em algum momento você já deve ter cometido alguns desses erros. Então se liga no que pode ser feito para evitar ou parar de repeti-los de uma vez por todas e assim conquistar o corpo que sempre sonhou.
Os maiores erros de quem tenta emagrecer:
1 – Passar muito tempo sem comer:
É certo que numa rotina acelerada e cheia de compromissos, encontrar tempo para sentar e fazer uma refeição saudável é uma tarefa para poucos. Mas, nem por isso você deve se encontrar entre essa maioria. Quem nunca acordou atrasado, passou numa banca e pediu somente um café e já emendou o dia de trabalho na esperança de chegar logo o almoço destruir tudo pelo caminho? Depois disso, passa a tarde novamente sem comer direito, chega em casa e cansado pede algum fast-food pelo aplicativo delivery...
Infelizmente é uma rotina comum, porém, a longo prazo esse fluxo é o que te faz engordar. Isso porque mesmo comendo pouco (o que é bem improvável) você sente o impulso de comer apenas coisas hiperpalatáveis ricas em sal, açúcar e gordura, o que justamente te dá prazer imediato. Esse sistema de recompensa pode ser quebrado dividindo o consumo diário de calorias entre 3 a 4 boas refeições durante o dia.
2 - Não pesar os alimentos:
Digamos que você acaba de sair de um nutricionista e está com a dieta em mãos. Para a segunda refeição do dia está escrito: 150g de arroz, 120g de vegetais cozidos e crus, 120g de frango + 15g de requeijão light. Como você vai saber se essas quantidades estão corretas sem pesar?
Pois é, existe um preconceito com esse hábito, mas é justamente ele que vai te forçar a comer exatamente o que é proposto, na quantidade estabelecida para suas necessidades. Acredite, no dia que a fome apertar mais, as colheradas serão maiores e no dia de menor fome, serão igualmente menores. Ou seja, pesar os alimentos traz equilíbrio e disciplina sob o que se come.
3 - Beliscar fora de hora:
É normal uma vez ou outra dar umas beliscadas entre as refeições. Principalmente em doces, pois nos trazem uma sensação incrível de recompensa. O que não da para mensurar é o tamanho do prejuízo. Fazer essas concessões fora de hora além de acrescentar centenas de calorias a mais na sua dieta (um punhado de 100g de amendoim, por exemplo, tem quase 600kcal), dá um trabalho árduo para queimar tudo depois.
Sem contar que, após sair constantemente da dieta, você aos poucos vai perdendo a vontade de ir treinar, prefere ficar em casa e descansar ou arrumar outras desculpas para sair do foco. É um ciclo de maus hábitos que aos poucos vão tomando conta da sua rotina.
4 - Fazer dietas muito restritivas:
Coisas quando feitas de forma muito radical tendem a gerar más consequências no futuro. Com sua saúde não seria diferente. Se você possui uma rotina desregrada que se sustenta a anos dessa forma, não será da noite para o dia que novos hábitos serão implementados e seguidos à risca.
Um dos efeitos negativos dessa restrição brusca alimentar é o temido efeito rebote, que te faz recuperar toda a gordura que foi perdida de maneira irregular e ainda acrescentar mais peso durante o processo.
O melhor a ser feito é justamente o desmame. Diminuir aos poucos a ingestão de gorduras, açúcares e alimentos embutidos e inserir opções mais saudáveis como frutas, legumes e alimentos ricos em fibras.
5 - Depender apenas de medicamentos:
Ao entrar em qualquer consultório de um profissional da saúde seja médico ou nutricionista, caso ele realmente seja competente, a primeira coisa que ele irá fazer é mapear seu estilo de vida, saber como funciona sua rotina e seus comportamentos ao longo do dia e reconhecer através de perguntas e exames quais são suas reais necessidades.
É praticamente impossível ele receitar quaisquer medicamentos para emagrecer sem antes mudar esses hábitos. Até porque toda dieta começa na cabeça. Se sua mente não está apta a receber as mudanças, nenhum remédio será o suficiente a longo prazo. É como dizem: “sabe qual a pílula que mata a sede? A que você ingere junto com um copo d’água”.
/https://pedidopago-v2-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/01EPC7Q4P0RXS2S67NW4Z3XVJK/logo_header5029189518260524941.png)