Ômega 3, será que é tudo isso mesmo?
Felipe Duarte, outubro 7, 2022
EMAGRECIMENTO, BENEFÍCIOS ÔMEGA, ÔMEGA 3, SUPLEMENTOS ÔMEGA, SAÚDE, ANTIOXIDANTE
Quando você ouve falar de Ômega 3, qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Geralmente é aquela cápsula gelatinosa amarela que quando estoura na boca tem um sabor horrível, ou então aqueles comerciais de TV que te indicam algum kit de produtos milagrosos.
Bem, se suas associações forem negativas, você está prestes a enxergar sob uma nova perspectiva. A real é que de fato suas formas de consumo não são tão saborosas assim... Porém, seus benefícios são tantos que, ao final, isso se torna apenas um detalhe que pode ser contornado.
Gostaríamos de te apresentar através desse artigo as reais indicações e benefícios desse medicamento fitoterápico e desvendar alguns mitos criados a partir do consumo irregular ou do excesso de informações duvidosas que circulam sobre ele. Para isso, montamos um guia completo dividido em tópicos para te ajudar nessa busca por uma vida mais saudável.
O que é o Ômega 3?
O ômega 3 é um tipo de gordura boa que tem ação anti-inflamatória, podendo ser utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia ou prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais, além de melhorar a memória e a disposição.
Onde é encontrado?
Existem três tipos de ômega 3: o ácido docosaexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA), que podem ser encontrados especialmente nos peixes de mar, como salmão, atum e sardinha, e nas sementes como chia e linhaça.
O ômega 3 também pode ser consumido como suplemento, na forma de cápsulas, que são vendidas em farmácias, drogarias e lojas de produtos naturais.
Mas então, quais os benefícios reais do Ômega 3?
Um consumo regular, ao menos 3 vezes na semana desses alimentos citados acima já garantem uma boa quantidade de ômega 3 para ser absorvido no organismo e a longo prazo terem seus efeitos refletidos na saúde.
Ao contrário do que pode parecer, não é possível sentir de forma “cartesiana” (metódica, rígida, palpável...) os efeitos desse consumo. Tanto porque é algo a longo prazo, quanto ao fato dele melhorar coisas como: marcadores sanguíneos, taxas de colesterol, diminuição da gordura visceral, estímulo para memorização de coisas e tarefas... Ou seja, há um caráter bem mais preventivo do que uma solução pontual.
Sabendo disso fica mais fácil entender onde ele atua. Seguem 10 exemplos de benefícios desse óleo:
1. Melhora o aspecto e a qualidade da pele.
O ômega 3, especialmente o DHA, é um componente das células da pele, responsável pela saúde da membrana celular mantendo a pele macia, hidratada, flexível e sem rugas ou rachaduras. Assim, ao consumir ômega 3 é possível manter essas características da pele e a sua saúde.
Além disso, o ômega contribui para que apele não sofra com os danos causados pelos raios de sol que podem acelerar o envelhecimento e até causar câncer de pele, já que possui efeito antioxidante.
2. Diminui a inflamação.
O ômega 3 tem propriedades anti-inflamatórias muito úteis no tratamento da doença inflamatória intestinal ou artrite reumatoide, por exemplo, pois reduz a produção de substâncias inflamatórias como os eicosanoides e as citocinas. Ajudando inclusive na prevenção e surgimento de câncer.
3. Protege contra doenças cardiovasculares.
O ômega 3 ajuda a reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos, que são responsáveis por formar placas de gordura nas artérias, evitando infarto, arritmia, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.
Além disso, o ômega 3 auxilia no aumento do colesterol bom, controle da pressão sanguínea e a redução dos danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis.
4. Evita a formação de coágulos.
O ômega 3, especialmente o DHA e o EPA, tem propriedades anticoagulantes, reduzindo a formação de coágulos sanguíneos por impedir que as plaquetas do sangue se agrupem e, por isso, esta gordura pode ajudar na prevenção de complicações graves, como trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, por exemplo.
5. Ajuda a combater a depressão
O ômega 3 protege as células do cérebro, melhorando sua atividade, levando a um aumento de substâncias responsáveis pelas emoções, pelo humor e bem estar como serotonina, dopamina e noradrenalina.
Assim, o ômega 3 ajuda a prevenir, combater e auxiliar no tratamento da depressão, diminuindo os sintomas depressivos, as perturbações do sono e a falta de apetite sexual, que são sintomas comuns nas pessoas deprimidas.
6. Combate a asma
O ômega 3, por ter ação anti-inflamatória, ajuda a combater a asma, além de também poder atuar diminuindo o risco de novas crises, e, por isso, o consumo de alimentos ricos nessa gordura ou uso de suplemento pode ser indicado pelo nutricionista com o objetivo de complementar o tratamento indicado pelo médico.
7. Ajuda a controlar a glicemia
Alguns estudos mostram que o ômega 3 pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue por melhorar a resistência do hormônio insulina, podendo ser um importante aliado no tratamento do diabetes tipo 2.
Em um estudo, a ingestão de cápsulas com 1g óleo de peixe (com 430 mg DHA + 60 mg EPA) por 3 meses, mostrou que os níveis de insulina no sangue foram reduzidos nos participantes, indicando que o uso de suplementos de ômega 3 podem ajudar a prevenir a diabetes.
8. Previne doenças auto-imunes
Alguns estudos mostram que o ômega 3 pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças autoimunes, que é quando o sistema imunológico não reconhece células saudáveis no corpo e as ataca, destruindo estas células, como no caso da diabetes tipo 1 ou esclerose múltipla, por exemplo.
9. Melhora o funcionamento cerebral
O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente ômega 3. Então, a deficiência dessa gordura pode estar associada a menor capacidade de aprendizado ou memória.
Dessa forma, aumentar o consumo de ômega 3 pode ajudar a proteger as células cerebrais garantindo o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio.
10. Previne o Alzheimer
Alguns estudos mostram que o consumo de ômega 3 pode reduzir a perda de memória, a falta de atenção e a dificuldade de raciocínio lógico, o que pode diminuir o risco de desenvolver Alzheimer, por melhorar o funcionamento dos neurônios cerebrais. Entretanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.
Quais indicações e contraindicações para o uso da suplementação de ômega 3?
Os medicamentos que têm como objetivo ajudar no consumo de ômega 3 são realmente bem-vindos. As contraindicações são apenas para grupos específicos que precisam de uma maior atenção e acompanhamento profissional:
O ômega 3 é contraindicado para:
-
Indivíduos com problemas de coagulação;
-
Portadores de hemofilia;
-
Próteses cardíacas;
-
Pessoas com alergia a peixes e frutos do mar
Os suplementos também podem oferecer risco pela falta de qualidade do produto. Dessa forma, é indispensável entender sobre a origem, a concentração e a manipulação dos suplementos disponíveis no mercado.
Portanto, escolha com segurança e opte por empresas ao qual você possa conhecer mais sobre seu trabalho, tenham boas matérias primas e que na embalagem do produto descrevam exatamente as concentrações de EPA e DHA por cápsula. Uma dosagem diária recomendada é de 720mg e 480mg, respectivamente, então é preciso calcular quantas cápsulas são necessárias para chegar a isso.
Como a Vitapharma pode te ajudar?
Contamos com os principais níveis de concentração do mercado e que variam de acordo com sua necessidade:
- Nacional - EPA 220mg + DHA 180mg
- Internacional (Supra Ômega) - EPA 330mg + DHA 220mg
- Super DHA - EPA 330mg + DHA 500mg
Cada um tem o seu benefício e sua particularidade e além disso, é importante ficar atento à procedência da matéria-prima, com certificações que atestem sua pureza. Afinal se algo vai ser direcionado para nutrir o seu corpo, principalmente cérebro e coração, não deve conter metais pesados e contaminantes como PCBs, mercúrio e dioxinas.
Um certificado internacional chamado The International Fish Oil Standards Program – IFOS, classifica e certifica os produtos disponíveis no mercado garantindo sua qualidade e pureza.
A nossa linha de ômega-3 é feita com matéria-prima certificada, garantindo alta qualidade do produto.
Caso deseje algum de nossos produtos basta clicar aqui ou entrar em contato conosco.
Será um prazer te ajudar!
/https://pedidopago-v2-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/01EPC7Q4P0RXS2S67NW4Z3XVJK/logo_header5029189518260524941.png)