O poder dos antioxidantes
Felipe Duarte, novembro 25, 2022
BEM ESTAR, CORPO, PELE, VITAMINAS, ALIMENTOS, ANTIOXIDANTES, DOENÇAS, SAUDE MENTAL , QUALIDADE DE VIDA
Não é de hoje que envelhecer virou sinônimo de autocuidado. Prevenir contra problemas no corpo, na pele, cuidar da saúde mental e bem-estar pessoal, tudo isso virou pauta de quem pretende passar para a melhor idade com uma qualidade de vida acima da média. Um dos recursos mais comuns para retardar esse processo é encontrar formas de adiar o aparecimento de linhas de expressão e aumentar o colágeno da pele.
O caminho mais natural é recorrer a cosméticos e tratamentos para manter a pele jovem, mas o segredo pode estar no que você come. Alguns alimentos, considerados antioxidantes, podem ser ótimos aliados na luta contra o envelhecimento precoce.
Antioxidantes são nossos aliados contra os radicais livres e nesse antigo você vai entender melhor como funciona os mecanismos de ação deles em nosso organismo e ter acesso a uma lista de alimentos que vão te ajudar nesse consumo diário.
Antes de tudo, o que são antioxidantes?
Nosso corpo é uma engrenagem movida a várias reações químicas. Uma das principais reações é a queima de oxigênio para transformar os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas pelas nossas células durante esse processo.
Para tentar voltarem ao equilíbrio as células com falta de íons atacam as células que já estão equilibradas, roubando delas íons e deixando-as em desequilíbrio também. Em níveis considerados normais, os radicais livres não fazem mal ao organismo, mas, em excesso, eles podem ser tóxicos.
Tudo o que dificulta a metabolização do oxigênio favorece a produção desses radicais: cigarro, álcool, má alimentação, sedentarismo, obesidade. Do mesmo modo que alimentos antioxidantes e a prática de exercícios físicos têm efeito contrário, contribuindo para o controle desses metabólitos.
Conheça alguns alimentos antioxidantes:
Os alimentos ricos em antioxidantes são principalmente as frutas, os vegetais e os frutos secos, pois contém grandes quantidades vitamina A, C ou E, assim como betacarotenos, minerais com selênio e zinco, e aminoácidos, como a cisteína e a glutationa. Além disso, existem também outras substâncias antioxidantes como bioflavonoides, que podem ser encontrados nas uvas ou nos frutos vermelhos.
Os alimentos antioxidantes servem para ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer, câncer e doenças crônicas, além de favorecerem o bom funcionamento das células de todo o organismo ao neutralizar o efeito negativo do estresse oxidativo e dos radicais livres. São exemplos:
- Açafrão (ou cúrcuma):
Originária da Ásia contém curcuminoides, compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade. Normalmente é vendido em pó, mas você pode comprar a raiz, que lembra o gengibre, e ralar na hora. Salpique no arroz ou use como tempero em caldos e ensopados.
- Azeite de oliva:
Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dê preferência ao extra virgem, com taxa de acidez inferior a 1%. Mas atenção! Por ser um alimento muito calórico, consuma, no máximo, 2 colheres de sopa por dia.
- Frutas cítricas:
Frutas cítricas como limão, laranja e goiaba são riquíssimas em vitamina C, além de conter uma substância chamada bioflavonoides, que aumentam o tônus das veias.
- Frutas vermelhas:
Morango, cereja, framboesa, amora. Essas são algumas das frutas vermelhas que, além de deliciosas, possuem polifenóis, poderosas substâncias antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres.
- Alimentos de cor alaranjada:
Frutas e legumes alaranjados como manga e cenoura possuem grande quantidade de betacaroteno, outra substância antioxidante. Além disso, no organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, colaborando para a produção de colágeno e mandando a flacidez e as rugas para longe.
- Aveia:
Rica em silício, um nutriente que potencializa a ação do colágeno sobre a pele, esse cereal contém antioxidantes, anti-inflamatórios e fibras capazes de reter água. Portanto, inclua no café da manhã esse poderoso aliado para a proteção da sua pele.
Como a Vitapharma pode te ajudar?
Para potencializar os efeitos desses alimentos, tratamentos externos auxiliam como reforço nesse ‘’anti-age’’ das células do rosto. Isso porque os agentes presentes nos cremes em altas concentrações (ainda mais em uso tópico), nutrem a pele com o passar do tempo e seu uso crônico hidrata, tonifica e revitaliza a área em que é aplicada.
O uso diário de protetor solar também garante que essa proteção e cuidado perdurem por mais tempo. Então não deixe de conhecer nossa linha de protetores solar e nosso Antiox C, produtos indispensáveis para trazer o conforto e bem estar que você precisa e sua pele merece.
/https://pedidopago-v2-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/01EPC7Q4P0RXS2S67NW4Z3XVJK/logo_header5029189518260524941.png)