Nootrópicos: Nutrientes aliados da cognição
Felipe Duarte, março 20, 2023
FOCO, CÉREBRO, DESEMPENHO, MENTE, COGNIÇÃO, MENTALIDADE, ATENÇÃO, RESULTADO
Quanto mais o tempo passa, a impressão que se tem é que os dias estão mais corridos e cansativos. É bem normal ter essa impressão devido a imensa quantidade de atividades aos quais nos comprometemos ao longo do dia e pelo fato de isso exigir uma boa dose de saúde mental.
Com a pandemia, cresceram o número de trabalhos home office e atividades que exigem muito trabalho mental, principalmente em frente ao computador, consumindo ou produzindo informação todos os dias. Não é atoa que os nutrientes e suplementos para o cérebro nunca estiveram tão em alta.
Conhecidos como nootrópicos, são compostos ou alimentos que têm a capacidade de melhorar as habilidades mentais, incluindo a memória, a capacidade de concentração, a motivação, ou mesmo o humor.
Normalmente essa classe de medicamentos é recomendada para pessoas diagnosticadas com TDAH e depressão. Só que cada vez mais há uma procura de pessoas saudáveis por esses recursos afim de potencializar a performance cerebral, melhorar a memória e aumentar o foco e a concentração no trabalho ou nos estudos.
Continue a leitura e saiba quais são os nutrientes mais recomendados e o melhor suplemento para o cérebro para as suas condições e objetivos.
Por que devo tomar Nootrópicos e suplementos para o cérebro?
O cérebro humano possui cerca de 86 bilhões de neurônios, que se conectam uns aos outros através de pontos de contato, conhecidos como sinapses. Ao longo da vida, essas sinapses podem se enfraquecer ou desaparecer, provocando a perda de memória, por exemplo.
A utilização de ativos e suplementos para o cérebro pode minimizar as chances de deficiências cognitivas no futuro. Além disso, muitos nootrópicos são recomendados para tratamento de depressão, quadros de TDHA, entre outros.
Veja abaixo uma lista de 12 nutrientes e suplementos para a memória e para potencializar o cérebro.
1 - Ômega-3:
O ômega-3 é um dos melhores suplementos para o cérebro. Tanto o DHA quanto o EPA, os ácidos graxos da sua composição, possuem diversos benefícios para a atividade cerebral.
Estudos demonstram que existe uma associação entre o aumento do consumo destes ácidos graxos e uma menor predisposição a doenças como a depressão ou o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Seu consumo também é fundamental durante a gravidez e lactação, para o correto desenvolvimento neuronal do bebê.
2 – Magnésio:
O magnésio é um mineral essencial por conta da alta quantidade de processos fisiológicos em que ele é necessário. São mais de 300 funções corporais que dependem direta ou indiretamente do mineral.
Esse importante mineral também pode trazer benefícios para o cérebro. Isso porque o magnésio pode aumentar a elasticidade dos neurônios e potencializar a atividade cerebral, principalmente na área do aprendizado e da memória. Além de ser um excelente percursor da serotonina, neurotransmissor que ajuda a controlar a ansiedade.
3 - Ginkgo biloba:
O ginkgo biloba é uma planta medicinal de origem asiática rica em flavonoides e terpenoides, que são componentes que possuem grande ação anti-inflamatória e antioxidante. Por isso, essa planta pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhora do fluxo sanguíneo arterial, cerebral e periférico, ajudando a evitar a perda de memória, combater a ansiedade e a depressão e melhorar a concentração.
4 - Ginseng:
O Ginseng é outra planta medicinal que possui inúmeras propriedades e que traz benefícios para o cérebro. Ele atua na melhora da memória e da concentração, reduz o cansaço e o estresse, além de promover um bem-estar geral.
5 - Vitaminas do Complexo B:
As vitaminas do Complexo B também promovem uma série de benefícios para o nosso organismo. Funcionando como blocos de construção de um corpo saudável, as vitaminas do complexo B têm impacto direto nos níveis de energia, função cerebral, metabolismo celular e prevenção de infecções.
6 – Teanina:
A teanina é encontrada no chá verde e é amplamente utilizada em países asiáticos para tratar uma variedade de problemas médicos e mentais. Estudos em animais e humanos apoiam a tese de que esse ativo reduz a resposta subjetiva ao estresse, aumenta o desempenho cognitivo e melhora a qualidade do sono. Além disso, a L-teanina, como também é chamada, traz benefícios para crianças com déficit de atenção e hiperatividade.
7 – Passiflora:
A Passiflora (flor de maracujá) ajuda aliviar os sintomas do stress, fadiga mental e combater os efeitos da ansiedade. Pode também pode ser utilizada para tratar a insônia, já que possui propriedades que atuam sobre o sistema nervoso central.
8 – BIOPQQ:
A BioPQQ possui ação neuroprotetora, que favorece a regeneração nervosa, e atua como um potente antioxidante, melhorando a função cognitiva, a memória e a capacidade de concentração.
9 – BACOPIN:
Bacopa monnieri é indicado para o tratamento de distúrbios de memória que fazem parte do processo fisiológico do envelhecimento. O medicamento é indicado para melhora do desempenho cognitivo, como atenção e retenção da memória auditiva e verbal, imediata e tardia, em adultos acima de 50 anos.
10 - Vitamina D:
A vitamina D é conhecida por sua ligação com o sistema imunológico e com a saúde dos ossos, mas também possui benefícios para o cérebro. A suplementação de vitamina D tem efeitos comparáveis aos antidepressivos.
11 - Vitamina E:
A vitamina E possui função antioxidante e protege contra os radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce das células, o que reduz o risco do surgimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.
12 - Ácido fólico:
O ácido fólico é uma das vitaminas do complexo B que além de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o folato é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.
Qual o melhor ativo ou o mais recomendado para aumentar o desempenho cerebral?
Saber escolher o ativo mais indicado ou o melhor suplemento para o cérebro vai variar conforme as necessidades de cada indivíduo. Existem nootrópicos recomendados para o desenvolvimento cerebral e para a melhora da memória e do desempenho cognitivo e outros indicados para o tratamento de alguns transtornos mentais, como depressão, ansiedade e TDHA, por exemplo.
Vale ressaltar que todo nutriente ou suplemento para o cérebro deve ser recomendado por um profissional da área. Converse com converse com um profissional da área sobre quais são as melhores alternativas e conte conosco da Vitapharma para nootrópicos manipulados.
/https://pedidopago-v2-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com/01EPC7Q4P0RXS2S67NW4Z3XVJK/logo_header5029189518260524941.png)