Já ouviu falar no corebiome?

Fabricio Machado Matos, julho 20, 2021

INTESTINO INFLAMADO?

Os ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs) são a base da saúde intestinal e, indiscutivelmente, da saúde humana. Anos atrás a única suplementação oferecida para melhora dos desconfortos intestinais eram os probióticos. Com a popularização do uso dos probióticos em seus tratamentos, muitos médicos e nutricionistas perceberam que em alguns pacientes os efeitos benéficos dos probióticos são transitórios, com difícil colonização em um intestino inflamado, sobretudo acometido por doenças inflamatórias intestinais como Doença de Crohn e Colite Ulcerativa, e também para a Síndrome do Intestino Irritável.

Assim, o primeiro passo para recuperação do equilíbrio do intestino é utilizar o CoreBiome® + prebióticos, como o  Fibregum B®, antes de buscar a colonização com os Probióticos.

Indicações do CoreBiome®, para que serve o Corebiome®:

• Melhora nos sintomas relacionados à inflamação na Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, pela ação anti-inflamatória do pós-biótico;
• Melhora da permeabilidade intestinal;
• Inibição do crescimento de bactérias patogênicas no trato gastrointestinal;
• Seguro na prática da dieta Low-FODMAP;
• Indivíduos sensíveis ao consumo de fibras, devido a desconfortos intestinais como flatulência, constipação ou diarreia.

O que é composto do CoreBiome®?

CoreBiome® é composto pela tributirina, um lipídio formado por 3 moléculas de butirato (ácido graxo de cadeia curta) ligadas a uma molécula de glicerol, obtido através de um processo de nanoencapsulamento para manutenção de suas propriedades (patenteado)

CoreBiome® é um ácido graxo de cadeia curta, produto resultante do metabolismo bacteriano, sem a necessidade de passar pelo processo de fermentação. Por ser uma molécula complexa, precisa ser degradada no intestino, chegando em sua forma ativa, para ser absorvida pelos colonócitos e exercer suas ações anti-inflamatórias de maneira sistêmica.

Este ácido graxo de cadeia curta têm sido objeto de muitas pesquisas e está provado ser mais potente do que outras formas de ácidos butíricos. A tributirina ajuda seu intestino auxiliando na resposta inflamatória do corpo, estimulando o crescimento de novas células na parede intestinal, criando uma área de superfície maior para a absorção de nutrientes, com controle do nível de pH do intestino.

Conceito pós-biótico:

Quando a bactéria em seu intestino se chama probióticos (para o conjunto de bactérias no intestino nós chamamos de microbiota), metaboliza a fibra (ou prebióticos) em sua dieta, isso gera algo chamado de ácidos graxos de cadeia curta, que são pós-bióticos.

Com o hábito de alimentação menos saudável e estresse exacerbado muitas pessoas têm pouca variabilidade de bactérias boas que habitam seu trato intestinal. Com o tempo, através dos metabólitos desta microbiota não saudável, há a inflamação do seu intestino.

Por muito tempo difundiu-se a ideia que era preciso apenas fazer a suplementação com probióticos, no entanto, os médicos e nutricionistas perceberam que para algumas pessoas não adiantava jogar suplementar com várias cepas de probióticos em um intestino inflamado crivado de bactérias nocivas, pois as bactérias boas não conseguiam se firmar a longo prazo.

O uso de SCFAs e probióticos permite uma combinação “simbiótica” mais direcionada e eficaz.

Outros produtos que ajudam na modulação da microbiota como o BioIntestil e MicrobiomeX, também partem do conceito que somente a suplementação com Probióticos não é mais eficiente. Eles não oferecem propriamente o ácido graxo de cadeia curta pronto para o intestino, mas buscam criar um ambiente melhor para o desenvolvimento de uma microbiota sadia que possa se desenvolver e assim ofertar ácido graxo de cadeia curta para as células intestinais, desinflamando e melhorando os desconfortos intestinais.

Mecanismo de ação do CoreBiome®:

Imagem abaixo mostra os mecanismos de ação de Corebiome®: (1) ação anti-inflamatória através da inibição da via do Fator Nuclear kappa B (NF-kB), com redução das citocinas pró-inflamatórias TNF-alfa, IL-4, IL-12 e INF-gama, e aumento de IL-10; (2) melhora da disponibilidade energética para o colonócito através do aumento de NADH, H+ e Acetil-CoA pela utilização de butirato na via da beta oxidação mitrocondrial; (3) melhora da barreira intestinal por meio das vias da AMPK e aumento de fatores de transcrição; (4) resultando em maior proliferação dos colonócitos, fatores antimicrobianos e menos inflamação intestinal.

Ação sistêmica de Corebiome® em diferentes tecidos:

(1) Fonte de energia primária para o colonócito, redução de citocinas pró-inflamatórias, manutenção das tight junctions, aumento da absorção de sódio (ação antidiarreica), aumento da produção e secreção de hormônios sacietógenos;

(2) Fígado: redução de mediadores inflamatórios, aumento dos sistemas antioxidantes, aumento da beta-oxidação, redução do depósito de lipídeos;

(3) Músculo esquelético: aumento da beta-oxidação, aumento da massa magra, aumento da capacidade de troca de substrato e redução do depósito de lipídeos.

Vantagens do CoreBiome:

• Pós-biótico;
• É um produto anti-inflamatório em sua forma final para ser absorvido pelos colonócitos;
• É absorvido e disponibilizado de maneira lenta no intestino após ação da lipase e não causa picos e quedas na concentração sérica;
• Não possui o tradicional odor fétido característico do butirato;
• É microencapsulado, garantindo a biodisponibilidade do ativo;
• Possui certificação GRAS (Generally Recognized as Safe) da FDA (Food and Drug Administration).

 

Qualquer dúvida, chame um de nossos especialistas.