Como emagrecer e perder barriga em 10 passos

Felipe Duarte, dezembro 15, 2022

EMAGRECIMENTO, SAÚDE, FITNESS, VITAPHARMA

Emagrecer mantendo um físico estético é a ambição de muitos. Qualquer dica, macete ou orientação realmente eficaz é extremamente bem-vinda, até porque, em muitos casos não é uma tarefa fácil.

Se você está incluso nesse grupo de pessoas que também estão perseguindo esse objetivo, saiba como acelerar esse processo através de passos simples, mas, que reúnem hábitos essenciais para conquistar esse sonho. Passos que irão te proporcionar um estilo de vida compatível com esse corpo que você tanto deseja.

Lembrando que, para emagrecer e perder barriga de forma saudável, é aconselhado procurar a orientação de um nutricionista, fazer uma avaliação nutricional completa e montar um plano de dieta adaptado às necessidades de cada pessoa.

 

Como emagrecer e perder barriga:

Algumas dicas que ajudam a emagrecer mais rápido e perder a barriga são:

 

1. A regra dos 85%:

Mastigar e sentir a palatabilidade dos alimentos é um passo importante para se estar saciado comendo pouco. Quando aproveitamos corretamente esse momento nosso corpo libera hormônios e enzimas como o GLP-1 e leptina, por exemplo, que sinalizam para o cérebro que determinada quantidade de comida é suficiente e que você já está saciado.

Para comer devagar, é aconselhado sempre fazer as refeições à mesa e evitar distrações, como televisão, celular ou tablet, por exemplo. Além disso, pousar os talheres no prato entre uma garfada e outra também ajuda a desacelerar a mastigação.

Nessa perspectiva, a regra dos 85% recomenda você nunca consumir o suficiente para estar completamente cheio. Pequenas porções que “matam” 85% da fome são o equilíbrio perfeito para comer bem sem a sensação de estar estufado após as refeições ao longo do dia.

 

2. Encaixar proteínas magras em todas as refeições:

Consumir proteínas é um dos grandes segredos para preservar ou ganhar massa magra e ainda perder gordura durante o processo. Comer proteína magra em todas as refeições ajuda a emagrecer e perder barriga, porque esses alimentos aumentam a liberação de um hormônio que promove a saciedade, facilitando a perda de peso.

Se não for acessível comer ovos, frango, carne, peixe, tofu, iogurte integral durante os lanches, o que ajuda muito nesse consumo é Whey protein. Dessa forma, fontes de proteína sólidas, podem ser colocados nas refeições principais enquanto que os lanches se tornam mais leves e digestivos.

 

3. Beber bastante água durante o dia:

Beber mais água durante o dia ajuda a emagrecer e perder barriga, porque essa bebida ocupa um volume no estômago, aumentando a saciedade e diminuindo a vontade de comer. Sem contar que mais água é sinônimo de mais urina - o que ajuda a expelir toxinas e limpar o organismo. Além de que essa água também vai para dentro do músculo, irrigando o tecido muscular e tornando-o mais tonificado e robusto.

A quantidade de água recomendada por dia é entre 1,5 e 3 litros por dia, variando de acordo com o peso, a idade e a prática de atividade física.

 

4. Praticar esportes e exercícios físicos:

Praticar entre 150 e 200 minutos de exercícios físicos por semana é fundamental para emagrecer e perder barriga. Isto porque os exercícios físicos aceleram o metabolismo, estimulando a queima de gordura corporal.

Os exercícios físicos devem ser de moderada a alta intensidade, por pelo menos 3 vezes na semana e devem incluir atividades aeróbicas, como dança, corrida, natação e bicicleta, e de resistência, como musculação, calistenia e GAP.

 

5. Ficar longe de alimentos ultraprocessados:

Se o objetivo é perder peso, os maiores inimigos são esses tipos de alimentos. Comidas ultraprocessadas em quase todos os casos são ricas em gorduras, saborizantes, corantes, açúcares e sódio. Ingredientes esses que estimulam a vontade de comer e torna o paladar cada vez mais insensível a comidas naturais.

 

Alguns alimentos ultraprocessados que devem ser evitados são:

 

  • Biscoitos e salgadinhos de pacote;

  • Sorvetes;

  • Cereais matinais com açúcar;

  • Temperos e molhos prontos, como caldos de carne, maionese, ketchup e molhos de salada;

  • Refrigerantes e refrescos em pó;

  • Pizzas, lasanhas e pratos prontos (todos congelados)

  • Peixe e frango empanados

  • Salsichas, mortadelas e derivados.

 

6. Consumir alimentos ricos em fibras:

Comer alimentos naturais e ricos em fibras em todas as refeições, como arroz integral, aveia, pão integral, feijão, maçã, melão, alface, abóbora e tomate são um ótimo caminho para emagrecer.

Isto acontece porque as fibras formam uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade ao longo do dia e diminuindo, assim, a ingestão de alimentos.

 

7. Evitar um longo tempo sem comer:

Essa tem relação com a regra dos 85% citada anteriormente. É bem comum as pessoas, após ficarem um bom tempo sem comer, empilharem uma maior quantidade de alimentos do que realmente precisam na refeição seguinte.

Por isso deve se haver um equilíbrio nas porções e intervalos entre uma refeição e outra. Esse tempo somado a quantidade certa de água irá diminuir drasticamente a vontade de comer alimentos ricos em gordura e/ou açúcar e ajudar no processo de emagrecimento.

 

8. Ter um sono de qualidade:

Pode parecer impossível para boa parte das pessoas, mas, é realmente o mais indicado. Dormir entre 7 a 9 horas por noite ajuda a emagrecer e perder barriga, porque é durante o sono que o GH é produzido, um hormônio importante para a queima de gordura corporal.

Além disso, durante o sono a produção de grelina, o hormônio que estimula a fome, é diminuída. Ter um sono tranquilo e reparador ajuda a acordar de forma saudável, revigorada e sem aquela “fome de leão” tão comum no dia a dia.

 

9. Evitar bebidas alcoólicas:

Para emagrecer e perder barriga, é recomendado evitar as bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja, whisky e espumante, porque essas bebidas são ricas em calorias.

 

Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas geralmente é acompanhado de petiscos, como queijos gordos, salame, geleias e batata frita, por exemplo, alimentos que são ricos em calorias e que, por isso, também atrapalham o emagrecimento.

 

10. Registrar o que se come (diário alimentar):

Muitas vezes achamos que estamos seguindo a dieta à risca. Porém, existem “gorduras invisíveis” que não damos conta, mas que estão bem presentes no dia a dia. Aquelas vezes em que untamos uma assadeira com óleo; quando colocamos azeite na salada; ou as pequenas sobremesas, doces e petiscos ao longo do dia que, quando somados, acrescentam muitas calorias à dieta.

Existem vários aplicativos de celular que já fazem isso de forma gratuita. Você pode registrar os alimentos, horários, quantidade de água ou líquidos ingeridos, nível de atividade física e ele mesmo dá uma média de consumo ideal diário. Além de criar, claro, um registro de tudo o que você ingeriu com gráficos e metas a serem atingidas.

 

 

O que fazer quando não consigo emagrecer?

Se não conseguir emagrecer, é aconselhado consultar um nutricionista para que seja feita uma avaliação dos hábitos alimentares e de outros parâmetros, e seja elaborado um plano alimentar individualizado para atingir os objetivos.

Se mesmo com a orientação nutricional o emagrecimento não acontecer, é recomendado consultar um médico para investigar se existe algum problema de saúde que está atrapalhando a perda de peso.

Em casos de problemas de saúde, como gastrite, asma, osteoporose, ou limitação de mobilidade, por exemplo, a orientação dos médicos para conciliar a dieta com o uso de remédios é importante, para que seja possível emagrecer mantendo a qualidade de vida.