8 Mitos e verdades sobre antioxidantes

Felipe Duarte, março 3, 2023

 Os antioxidantes são substâncias que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelo excesso de radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo e o surgimento de situações como câncer, Alzheimer e derrame.

 

 Quando o assunto é alimentos saudáveis, eles estão presentes. Os antioxidantes acabam sendo os melhores amigos do nosso sistema imunológico. Mas, tudo em relação à alimentação, não tem jeito: sempre tem mitos e verdades que precisam ser desvendados para poder garantir o melhor para o nosso organismo. E com os antioxidantes não seria diferente. É sobre isso que vamos falar agora.

 

Mitos e verdades sobre antioxidantes:

 Eles estão presentes em itens naturais como frutas, verduras, legumes e oleaginosas e têm como missão proteger nosso organismo do ataque dos radicais livres, que atacam o nosso sistema imunológico e causam doenças sérias, como o câncer.

 Será que você sabe tudo o que precisa saber sobre os oxidantes? Dê o check nos mitos e verdades a seguir:

 

1. Quanto mais antioxidante, melhor:

- MITO. A virtude, já diziam os sábios e repetem os cientistas, está no equilíbrio. Até porque, mesmo os radicais livres, os alvos dos antioxidantes, têm papéis a cumprir. Especialistas afirmam que entre outras funções, eles agem em um tipo de sinalização para que células de gordura, os adipócitos, se convertam em músculos. Até o óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e favorece o fluxo sanguíneo, é um tipo de radical livre.

Entupir-se de antioxidantes ainda traz riscos de toxicidade e outros perrengues. O consumo abusivo de suplementos de vitamina C já foi associado a pedras nos rins, por exemplo.

2. Os antioxidantes curam doenças:

- MITO. Não ache que eles agem como remédios porque não é isso. A função dos antioxidantes é de prevenção, já que ajudam a prevenir o envelhecimento das células e a defendê-las dos ataques de agentes externos. Eles atuam em associação com vários outros fatores que regem um estilo de vida saudável e complementam essa rotina de cuidados.

3. Devemos aumentar a ingestão de frutas e verduras:

- VERDADE. A história de que não adianta exagerar nos antioxidantes não deve servir de desculpa para economizar nos vegetais, as principais fontes naturais dessas substâncias. E os brasileiros vêm deixando a desejar nesse ponto. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é comer pelo menos cinco porções (ou 400 gramas) por dia.

4. Eles combatem o envelhecimento precoce da pele:

- VERDADE. Como já dissemos, os antioxidantes combatem os radicais livres, que atacam as nossas células. Isso vale também para os fatores que levam ao envelhecimento precoce da pele. Para esse objetivo, o mais indicado é consumir alimentos ricos em vitamina C, que previne os danos solares e fortalecem as defesas da pele.

5. Todo antioxidante age igual:

- MITO. Logo acima, como exemplo a vitamina C, que age no cuidado da pele. Já os betacaroteno e licopeno estão associados à prevenção de carcinogênese e aterogênese. Por outro lado, a vitamina E protege as membranas celulares da peroxidação lipídica.

6. Existem ingredientes pró-oxidantes:

- VERDADE. O processo de oxidação, em que se formam os radicais livres, faz parte da vida. O ato de respirar é um grande gerador dessas moléculas. É só lembrar do que aprendemos no ensino fundamental: nossas células usam o oxigênio para reagir com a glicose e fabricar energia. Essa reação bioquímica também propicia o surgimento dos radicais.

Quando nos alimentos com uma dieta rica em vegetais e alimentos de origem natural, estamos fornecendo para o nosso corpo o combustível necessário para que ele consiga absorver esses bioativos e combater o processo de oxidação. O contrário ocorre quando adotamos uma dieta rica em açúcares, gordura trans e álcool, que tem o efeito reverso e pende a balança para a oxidação.

7. Alimentos perdem antioxidantes quando cozidos:

- VERDADE. Mas tudo vai depender do tipo de comida. Alguns compostos ficam até mais disponíveis para o corpo quando passam pelo fogo. No caso de alimentos arroxeados, como a jabuticaba, a beterraba e o repolho roxo, perdem os antioxidantes com o calor. Já no caso da cenoura e do tomate, por exemplo, o cozimento aumenta a proteção da membrana celular.

8. Antioxidantes aumentam a longevidade:

- MITO. Seria muito fácil dizer que a longevidade depende exclusivamente dessas substâncias. Claro que é o que muitos desejam ouvir, mas, claramente é uma afirmação falsa. Isso porque a expectativa de vida é pautada por uma porção de fatores, genéticos e ambientais, e outros hábitos à mesa, como a ingestão adequada de proteínas, carboidratos e gorduras.

 

Dica bônus:

9. Não há contraindicação para suplementos:

- MITO. Já é comprovado através de estudos que altas doses de uma série de vitaminas como A, C e E, e até mesmo outras substâncias como o betacaroteno presente na cenoura promovem o risco de câncer. Contudo, vale salientar que, dificilmente quem consome as sugestões indicadas no rótulo ou dosagens menores do recomendado contraem algum tipo de problema de saúde. Todos os problemas surgem a partir do exagero. De qualquer forma, um profissional da saúde é sempre bem-vinda.

 

 Uma coisa é verdade e você não precisa ter dúvidas: os antioxidantes precisam estar presentes na sua dieta diária para manter o organismo funcionando de forma saudável!