8 dicas para aproveitar o carnaval com saúde

Felipe Duarte, fevereiro 23, 2023

Para muitas pessoas o carnaval é a melhor época do ano. Os blocos de rua movimentam milhões de brasileiros e turistas, que aproveitam o feriado para se divertir. A melhor forma de aproveitar essa época tão especial e divertida é mantendo a saúde em dia e se cuidando de forma preventiva contra o que pode acontecer.

 

Até porque, esse também é um período de alto risco nas estradas, excessos e descuidados que, no mínimo, podem trazer uma boa ressaca.

 

Mas não se preocupe. Não será necessário abandonar a folia. Há muitas formas saudáveis de se divertir. Nos elencamos 8 itens fundamentais para você aproveitar o carnaval com segurança e saúde, na certeza de voltar para casa tranquilo.

 

Quer saber quais são? Continue a leitura e confira o que reservamos para você!

 

 

8 dicas para aproveitar o carnaval com saúde:

 

Estaremos falando aqui no texto sobre alguns cuidados básicos que no decorrer do dia ou durante a correria de encontrar os amigos você possa ter esquecido.

 

Mas, antes, é muito importante ressaltar que com certeza você precisa saber muito bem quais são seus limites e o que é ou não possível de fazer. Lembre-se: saber o que faz bem e mal é pré-requisito antes de ir as ruas.

 

Por isso, nada de excessos, respeite seu corpo!

 

 

1- Use roupas leves e confortáveis que ajudem na mobilidade:

 

Com certeza carnaval é sinônimo de fantasias e descontração. É o momento ideal para estrear seu abadá de um jeito que represente exatamente seus gostos e seu estilo. O ideal é que toda essa criatividade também esteja ao lado do conforto.

 

Lembre-se que você vai pular, dançar e passar boa parte do tempo em pé. Por isso, nada de panos muito grossos, que podem esquentar pinicar e até machucar. Evite também os tecidos sintéticos, que dificultam a transpiração e cortes muito apertados, sobretudo nos pontos de dobra do seu corpo – joelho, cotovelos, cintura etc.

 

 

2 – Um item indispensável: calçado resistente e confortável:

 

Com certeza seus pés serão os maiores trabalhadores nesse feriado. Garanta que eles estejam o mais confortáveis possível. Para isso, invista em tênis com amortecimento e com solado resistente, impermeável e antiderrapante.

 

Evite saltos muito altos, finos e sem a plataforma da frente, isso vai livrar você de dores desnecessárias. Também não é recomendável o uso de chinelos, pois eles podem arrebentar facilmente, além de deixar os membros desprotegidos.

 

 

3 – Hidrate-se o tempo todo.

 

Pode parecer ridículo recomendar isso, mas, o que as pessoas menos fazem é ingerir água durante a folia. São tantas outras coisas mais interessantes para beber que a água é a última coisa na lista de preocupação.

 

Esse ponto não tem discussão, hidrate-se sempre por diversos motivos: você vai suar muito, se expor ao sol e provavelmente ingerir bebidas alcoólicas. A proporção ideal é 100 ml de água a cada 350 ml de cerveja, portanto se você vai beber destilados, a hidratação deve ser dobrada.

 

Beber bastante água ajuda a combater o processo de desidratação causado pelo álcool e mantém o bom funcionamento do fígado, reduzindo as consequências da intoxicação. Ou seja, ande o tempo todo com sua garrafinha.

 

 

4 – Alimente-se minimamente bem

 

Ninguém (ou quase ninguém) vai andar com marmitas dentro de uma bolsa durante o carnaval. Mas, é possível escolher opções mais saudáveis do que frituras, salgadinhos, bolachas e biscoitos recheados.

 

Nos carnavais de rua é possível encontrar de tudo. Se for comprar em ambulantes ou barraquinhas, opte por sanduíches naturais ou saladas de frutas, coisas comuns de serem encontradas. Sucos naturais ou água de coco como acompanhamento também caem muito bem.

 

Além disso, faça pelo menos 3 alimentações ricas durante o dia: tome um bom café da manhã, almoce – comida mesmo, nada de junk food – e jante para dormir bem nutrido. Como o carnaval acontece no verão, não deixe de lado frutas, sucos e verduras – bem higienizadas!

 

Sabe aquela bolsinha com o protetor solar e a garrafinha de água? Ela também deve ter uns lanchinhos de emergência, como barrinhas de cereal ou frutas!

 

 

5 – Seu melhor amigo, protetor solar:

 

Não é só para o carnaval, mas nessa data você precisa redobrar sua atenção. Aposte num protetor solar com fator de proteção alto e de acordo com o seu tipo de pele.

 

O protetor solar não somente evita que você fique todo queimado no dia seguinte, como também diminui as chances de contrair o câncer de pele, que é o tipo de câncer com maior incidência no Brasil e no mundo.

 

 

6 – Esteja preparado para se molhar:

 

Em várias regiões do Brasil o clima oscila constantemente. É bem comum sair de casa com o sol queimando a pele e em questão de minutos o tempo fechar e desabar uma chuva daquelas.

 

É por isso que você deve andar com sapatos impermeáveis, mas não deixe de colocar na bolsa uma boa capa de chuva ou guarda-chuva (para muitos a famosa “sombrinha”).

 

Outra preocupação, dessa vez para as mulheres: cuidado com os produtos utilizados no cabelo. Muitas pomadas e fixadores que se dizem resistentes à água, na verdade estão levando pessoas ao hospital. Queimaduras químicas nos olhos, alergias e irritações na pele podem acontecer caso o produto escorra durante a chuva. Fique de olho e faça testes antes de sair de casa.

 

 

7 – Sempre ande com seus documentos atualizados:

 

Você pode estar pensando: “Mas isso é realmente importante para a saúde?” – Até demais!

 

Os documentos de identificação ajudarão as autoridades a contatar sua família, em casos de emergência. Além disso, vale anexar à eles anotações como seu tipo sanguíneo, breve histórico médico, alergias e medicamentos em uso!

 

 

8. Descanse:

 

No calor de aproveitar a folia, provavelmente a última coisa que você vai querer é parar para descansar, mas não caia nessa!

 

Seu corpo precisa de descanso para repor as energias, assim você até aproveita mais o carnaval. Muitas vezes, uma pausa de alguns minutos basta para repor suas energias por algumas horas, mas o sono da noite não pode ser substituído.

 

Quando fizer a pausa, tire os sapatos, coloque os pés para cima para ajudar na circulação sanguínea, e descanse a cabeça em superfície confortável, deixando-a sempre acima da altura do estômago.

 

Seguir essas dicas para aproveitar o carnaval com saúde fará o seu feriado melhor, pode ter certeza! Por último é importante ressaltar: se manifestada qualquer suspeita de doença ou mal-estar constante, procure auxílio médico.

 

Evitar problemas de saúde deve ser sua principal preocupação, seja neste carnaval ou em qualquer outro evento. O verão é uma época muito boa para curtir, mas existem alguns cuidados essenciais para prevenir doenças na estação. Confira quais são os cuidados para prevenir doenças no verão.